7 de abril de 2015

Eu li #15 - HP e a Pedra Filosofal

Oi gente!

Hoje vamos falar um pouco do primeiro livro de Harry Potter? A origem dessa história que encantou pessoas de todas as idades e continua deixando saudades para os fãs dos livros e filmes, foi lançada na Inglaterra em 1997 e no Brasil em 2000. E um ano depois já seria transformada em filme!




Eu lembro de ter lido em meados de 2001, antes de ver a versão no cinema e ler O Senhor dos Anéis. E não o encontrei por indicação não. Cheguei na livraria, como de costume e bati o olho nele, levei! Só depois é que descobri que era novidade.



Dificilmente esse post será um spoiler, porque quem se interessar em lê-lo muito provavelmente já conhece a história né? Harry Potter vivia com seus tios Dursley, e quando completou 11 anos começou a receber as cartas da escola de magia de Hogwarts. Na noite do seu aniversário foi visitado por Hagrid, que revela a ele que é filho de bruxos e vai ingressar na escola de bruxaria. Então revelam a ele que seus pais foram mortos pelo bruxo terrível Voldemort e que sua cicatriz era a tentativa de assassinato que não deu certo.

Nesse primeiro livro os principais personagens são apresentados, e como o enredo é bem infantil, Harry automaticamente conquista a simpatia do leitor. Em seu primeiro ano na escola é apresentado a Ronald Wesley e Hermione Granger, que se tornarão seus melhores amigos. Após muitas aventuras, os garotos descobrem que a pedra filosofal, que tem o poder da imortalidade, está guardada em Hogwarts. Após desconfiarem que um professor está tentando roubar a pedra, decidem protegê-la e nessa missão se deparam com os primeiros obstáculos e perigos que enfrentarão ao longo de toda a história.



O primeiro livro de Harry Potter se transformou em filme, que foi lançado em 2001, e alcançou uma bilheteria de quase 1 bilhão de dólares. Foi com esse livro que JK Rowling saiu do anonimato e conquistou o mundo literário. Uma sugestão para quem quiser detalhes, é na Wikipédia. Lá tem comparações entre o filme e o livro, curiosidades sobre o elenco e as gravações. Recomendo!

E para quem quiser ver outras postagens da série Harry Potter, estão todas aqui.

Beijos !

4 comentários:

Rose Marques do Blog Scrap la Vie disse...

Valeu Alê!! É sempre muito bom lembrar à quem já leu e à quem ainda não conhece a história.
Bjs

Sonia Cirino disse...

Tentar o cliente é a alma do negócio! kkkk

Harry Potter nos visita com frequência, seja na tela da televisão ou em numa mesa, banco, sofá. Filhota ama!!
Bela homenagem!

bjs querida

Patricia Dias disse...

Sabe que eu tenho somente o 1 e nem terminei de ler... Afff... fantasia não é mesmo meu gênero favorito.
Vamos marcar um cafezinho, hein?
bjs,

Elis disse...

Ah! HP é tudo de bom... não tem idade... é uma delícia de ler! O brigada pelo post. Bjos!